top of page
Buscar
Foto do escritorClube Diadorim

Eu sou Malala - Malala e Christina Lamb


“Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo.” Provavelmente você já leu ou ouviu essa frase por aí, mas ainda não entende todo o contexto por trás dela. A frase é de autoria de Malala Yousafkasi, que conquistou o Nobel da Paz no ano de 2014 em razão de sua luta contra a repressão de crianças e jovens e pelo direito de todas as crianças à educação, Malala é a pessoa mais jovem a conquistar este título.


Para entender mais sobre a sua luta e sua trajetória de vida, Malala, em 2013, escreveu sua autobiografia denominada “Eu sou Malala: a história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã” juntamente com a jornalista Christina Lamb.


O livro não narra apenas a história de vida de Malala, mas também de seus ascendentes e do surgimento conflituoso do Paquistão, bem como das políticas, tragédias e belezas naturais que marcam os 73 anos de independência do país.


O islamismo é pano de fundo durante toda a sua narrativa, de forma que é possível conhecer mais sobre as crenças e doutrinas pregadas pelo alcorão e como fanáticos desvirtuam a religião para seus próprios benefícios.


Outro ponto que merece destaque é a beleza do vale do Swat que Malala nos apresenta, com paisagens semelhantes aos Alpes, o vale era um destino popular para turistas antes de se tornar uma fortaleza para o Talibã.


Por fim, mas não menos importante, para aqueles que buscam uma leitura sobre o papel da mulher na sociedade, esta biografia se adequa perfeitamente, são inúmeros eventos e fatos que descrevem o quanto a mulher paquistanesa é submissa e dependente dos homens, das políticas e até mesmo de sua própria religião.


A leitura desse livro para mim foi um marco, mudou meu ponto de vista e opinião sobre várias coisas, além de ter sido um choque cultural que me fez refletir sobre privilégios que nem imaginava que possuía. Espero que te cative assim como me cativou! Boa leitura ;)


Débora Martins

A louca dos livros e da papelaria

Patrona das leis

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page